Ale Ravanello : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Ale Ravanello

Músico

Ale Ravanello reside em Porto Alegre e dedica-se à harmônica e ao blues profissionalmente desde 1998, quando passou a integrar e co-fundar a banda Belzeblues.

Em 2000, com a extinção da banda Belzeblues, Ale Ravanello e o guitarrista Nicola Spolidoro fundaram a Only For Blues, onde Ale também assumiu a função de vocalista e teve a sua primeira experiência como band leader.

A banda Only for Blues teve seu ápice no ano de 2001, quando foi convidada a participar da última edição do Miller Time & Blues Festival, realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, considerado o maior evento do gênero durante a sua existência, contando com a participação dos maiores nomes do blues nacional.

Paralelamente ao trabalho do quarteto, Ale Ravanello e o guitarrista Nicola Spolidoro iniciaram, em 2000, um trabalho em dueto, onde buscaram, inicialmente, a sonoridade das tradicionais duplas acústicas de blues tradicional e country blues, como Sonny Terry & Brownie McGee e John Cephas & Phill Wiggins.

Em 2001, Ale Ravanello e Nicola Spolidoro foram contratados pelo Grupo Deville, luxuosa rede nacional de hotéis cinco estrelas, para a realização de shows semanais na filial de Porto Alegre, onde, além dos clássicos temas de blues, agregaram ao seu repertório consagrados standards de jazz e de rock and roll internacional.

Desde o início da parceria com o Grupo Deville, que persiste até os dias de hoje, Ale Ravanello e Nicola Spolidoro tornaram-se um referencial na região e são freqüentemente requisitados para a realização de shows nos mais variados eventos de empresas e de personalidades do estado, inclusive lançando, em 2005, de forma independente, seu primeiro álbum, que levou o nome do dueto, Duo Blues.

Ale Ravanello foi convidado também pelo vocalista Luizinho Pretto para fazer parte da banda Luizinho Pretto e Pé no Blues, que ganhou grande destaque por interpretar fielmente os mais conhecidos temas de Muddy Waters, Howlin Wolf e Willie Dixon.

Atualmente, além do dueto Duo Blues, Ale Ravanello faz shows com a sua banda, quarteto que explora fielmente o blues tradicional dos pioneiros do instrumento.

Desde 2005 Ale Ravanello conta com o patrocínio da fábrica de amplificadores Serrano Amps e, recentemente, passou a fazer parte do seleto grupo de artistas patrocinados pelas Harmônicas Hering, uma das mais renomadas fabricantes de harmônicas do mundo.

Ao longo de sua carreira, Ale Ravanello desenvolveu um fraseado próprio especialmente influenciado por Big Walter Horton, Sonny Boy Williamson, George "Harmônica" Smith e William Clarke. Tais influências, associadas ao mais dedicado estudo da técnica de embocadura de solo por cobertura, lhe fizeram conquistar um timbre marcante e uma sonoridade única, o que justifica o fato de ser, hoje em dia, um dos gaitistas mais conhecidos e procurados da região para aulas, shows e gravações.

<< Mais docentes
Nome