O contexto do mundo contemporâneo – e sua espantosa abundância de informações - demanda que as pessoas se posicionem a todo o instante: todos querem expressar as suas opiniões e convencer os outros de que estão certos. Material e oportunidades para argumentar existem aos montes. Uso consciente de técnicas argumentativas, nem tanto. Este curso, ministrado por Eduardo Vicentini de Medeiros e Gustavo Kaercher Loureiro, será dedicado a analisar e, sobretudo, a praticar, de forma leve e descontraída, essa peça essencial de nossa racionalidade: o argumento. Sem preconceito de tipo, forma e local de aparição: formais, informais, na política, no direito, no marketing e na propaganda, congregando um público de formação eclética.
Conteúdo programático
Introdução
Argumentando para modificar crenças e atitudes
O que é, portanto, um argumento e para que ele serve?
Propriedades de argumentos e de proposições
Quando convém ou é possível argumentar?
Identificando argumentos
Diagramas de argumentos
Argumentos X definições
Tipos de argumentos: dedução X indução
Variedades da dedução: cálculo proposicional e de predicados
Variedades da indução: generalizações, raciocínio causal, melhor explicação, analogia etc
Argumentos não-linguísticos
Avaliando argumentos
Bons e maus argumentos dedutivos
Bons e maus argumentos indutivos
Avaliando eficácia: persuasão e tipos de audiências