Lilia Salsano : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Lilia Salsano

Pianista
Nasceu em Santa Fé (Argentina). Começou seus estudos de piano com sua avó, a professora  Elda Ricci de Vieri; continuou com a Professora Graciela Reca de Soñez e com o Maestro Aldo N. Antognazzi. Foi selecionada para receber master classes nacionais e internacionais com Maestros como Bruno Gelber (Argentina), Pavel Gililov (Rússia), Peter Eicher (Alemanha), Daniel Rivera (Itália), Diane Andersen (Belgica) dentre outros.
Formou-se como Professora Nacional Superior de Piano no Instituto Superior de Música da Universidade Nacional do Litoral e como Intérprete na Formação Profissional em Piano na Escola de Música do Liceu Municipal “A.F.del Arco” de Santa Fé. Recentemente classificou-se no primeiro lugar no Concurso Nacional de Piano “Cidade de Buenos Aires”, organizado pela Fundação Martha Argerich, recebendo, além disso, uma “Menção por Melhor Interpretação da Obra Outorgada”. Como parte do prêmio, apresentou-se como solista no Megaconcerto do famoso “Festival Martha Argerich – Ponto de Encontro Buenos Aires 2005”, compartilhando o cenário com a prestigiosa pianista Martha Argerich.
Ganhou o concurso por antecedentes e oposição para “Maestro Preparador e Pianista Acompanhador orientado a jovens”, organizado pelo Teatro Colón, da cidade de Buenos Aires em 2005. Em 2003 foi escolhida para ser a Representante Argentina no “2ª Concurso Internacional de Piano “Ignacio Cervantes”, realizado na cidade de Havana, Cuba, de 14 a 22 de fevereiro de 2003. Obteve os prêmios a seguir: primeiro lugar  no “IX Concurso Nacional de Piano, cidade de Necochea, homenagem a A. Williams” (1999); Segundo lugar no “XIII Concurso Argentino de Música” organizado pela Fundação Banco Mayo (1997);  e Primeiro lugar – Prêmios à Excelência 2002 pela sua Qualidade Artìstica, distinção outorgada pelo Instituto Argentino da Excelência.
Foi bolsista da Fundação do Teatro Colon, da cidade de Buenos Aires em 2003 para o curso “O Classicismo como modelo de produção sonora”, ministrado pelo Maestro Darío Ntaca, no Salão Dourado do referido Teatro. Participou como solista em numerosos concertos, como intengrante de un grupo de música de Câmara e como solista com orquestras nas salas mais importantes da Argentina, incluídas a Sala Maior e o Salão Dourado do Teatro Colón de Buenos Aires e os Teatros: Colón de Mar del Planta, Municipal de Santa Fe, Auditório do Paraninfo da Universidade Nacional do Litoral, Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Teatro Municipal 3 de Fevereiro de Paraná (Entre Ríos – República Argentina), entre outros, bem como realizou numerosas apresentações nas cidades de Uruguaiana (Brasil) e Assunção (Paraguai). Apresenteou-se como solista junto com as Orquestras a seguir: da Universidade do Norte (UniNorte) da cidade de Assunção (Paraguai); Acadêmica do Teatro Colón; de Câmara do Instituto Superior de Música da Universidade Nacional do Litoral; “Três de Fevereiro” de Buenos Aires; de Câmara do Banco Mayo; Sinfônica de Santa Fé; Sinfônica de Mar del Plata; Sinfônica de Entre Rios; Sinfônica Junvenil de Santa Fé; Acadêmica de Paraná (Entre Ríos, República Argentina) e Banda Sinfônica de Santa Fe, sob a direção dos Maestros  Diego Sánchez-Haase (Paraguai),  Carlos Cuesta (Espanha), Bruno D’Astoli (Itália), Juan A. Duca, Mario Benzecry, Carlos Vieu, Reinaldo Zemba, Diana Forni e Jorge Chiappero Favre (Argentina).
Foi convidada para participar em diversos Ciclos de concertos como “Festival Martha Argerich- Punto de Encuentro Buenos Aires 2005”,  “11th International Piano Week-2008”  Wavre-Bélgica, 10ª Edición del “Festival Internacional de Música Clásica – Por los Caminos del Vino” (Mendoza- Argentina),  “Musicalia” (2003 e 2004), organizado pelo Instituto Superior de Música da Universidade Nacional do Litoral e o “Ciclo de Solistas Argentinos”, interpretando junto com grupo de alunos do Maestro Antognazzi a Obra Integral par Piano de J. Brahms (2002), ),  R. Schumann (2003), Mozart (2004) e Beethoven (2005), no Auditório do Centro Cultural “Dardo Rocha” da cidade de La Plata (Buenos Aires).
Foi convocada pelo Maestro A. Antognazzi para pertencer ao elenco de instrumentistas encarregados da gravação para a série discográfica “Muzio Clementi, Complete Piano Works”, editada pela discográfica alemã CASCADE.
<< Mais docentes
Nome