Celia Linde : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Celia Linde

Violonista

Violonista e compositora sueca, realizou seu debut internacional em 1988, num concerto no Weill Hall, no Carnegie Hall. Desde então, tem cativado audiências por todo o mundo. Destaca-se pela facilidade que transita entre o clássico e outros gêneros musicais, sempre em performances encantadoras e expressivas.  Sua composições tem sido comparadas por críticos musicais como reminiscências do maestro e violonista argentino Jorge Morel.

Ela recebeu o principal prêmio no The International Segovia Fellowship Competition, em 1986. O violonista, considerado até hoje o principal violonista clássico de todos os tempos, destacou: “Fomos presenteados por sua correta interpretação ao violão, sua técnica é excelente e seu conhecimento exato, nobre e expressivo”. 
Linde recebeu sua graduação em música e diploma de solista na Academia de Música, em Malmo e na Academia Real Dinamarquesa de Música, com o Professor Per Olof Johnson. Ela continuou sua pós graduação na Manhattan School of Music, com Carlos Barbosa-Lima.
Gravou para os selos Blue Bell, Caprice, RCA Proprius e Danacord Records.
Vários compositores escandinavos escreveram peças especialmente para ela, como David Sandstrom (Six Piece for Guitar and Orchestra), Per Norgard (Dirge or Dancing), Reine Jönsson (Light shadows blue) e Tommie Haglund (Beyond farewell), entre outros. 
Em 2010, gravou o cd Episodes on a Journey, com o  cimbalista romeno George Mihalache. 
No mesmo ano, ela excursionou pela China e Coréia do Sul, tocando em importantes teatros, como Hongkong Jockey Club Concerthall, Dong Guan, e eventos, como a WorldExpo Shangai e Ulsan World Music Festival, entre outros.
Em março de 2011, lançou seu novo cd, gravado com o Nordic Trio, que conta com a cantora de óperas Gitta-Maria Sjöberg e o violonista Tobias Durholm, além de Celia. A música do trio inclui canções folclóricas dos países nórdicos e baladas, e recebeu rasgados elogios da crítica.
Em abril de 2011, excursionou pela Califórnia, apresentando-se no Meng Hall Concert Hall, Fullerton Raphsody Hall  e no Valley College Music Recital Hall Los Angeles, entre outros.
Celia possui um amplo repertório, que lhe permite abarcar a maior parte dos estilos, da música romântica a popular, como também barroca e renascentista, bem como música contemporânea. Suas interpretações de música ibérica tradicional são também muito apreciadas.  Ela compõe e escreve e suas apresentações para crianças são muito apreciadas.
Para o violonista brasileiro Carlos Barbosa-Lima, “Celia Linde pertence a elite do violão internacional”
<< Mais docentes
Nome