Iñaki Etxepare : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Iñaki Etxepare

Músico

Nascido em Irún, recebeu suas primeiras lições de violoncelo com Jacques Doué em Baiona, França, onde obteve a Medalha de Ouro e o Prêmio de Honra. Ampliou nos anos seguintes seus estudos em Paris e Barcelona.
É professor especial de Violoncelo no Conservatorio da sua cidade natal e, por sua vocação pedagógica, convidado regularmente a oferecer cursos e concertos na França, Espanha, Cuba, EUA, México e Colômbia.
Suas atuações como solista e como músico de câmara o levaram a tocar em cidades de todo o mundo. Sua discografia segue se ampliando com diversos formatos camerísticos.
Em 2008 Iñaki Etxepare criou “Música y Poesía” com o objetivo de fundir as composições de Luigi Boccherini – que viveu a maior parte de sua vida na Espanha – com as melhores páginas do poeta Miguel Hernández, de quem se comemorou em 2010 o centenário de nacimento. Levando em conta a origem espanhola de Samuel Maynez, residente no México, se fundiu ainda mais este trabalho. A origem dançante da música desde a época de Boccherini na Espanha do século XVIII até a música das danças que Maynez nos apresenta no século XXI é bem acompanhada da poesia musical do cubano Nicolás Guillén e dos textos de Beñat Etxepare (antepassado de Iñaki Etxepare).

<< Mais docentes
Nome