Viviana Martínez : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Viviana Martínez

Pianista

Natural de Assunção (Paraguai), Viviana Martínez é Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou os seus primeiros estudos musicais no Conservatório Nacional de Assunção e no Ateneo Paraguaio, em Assunção. Na mesma cidade, continuou mais tarde os estudos de piano com a pianista Valentina Diaz- Frènot. Apresentou-se no Concurso Nacional de Piano “Francisco Marin Nogueras” em Assunção, onde obteve o primeiro lugar e foi selecionada para participar em 2001 do Concurso Internacional “Claudio Arrau”, no Chile.

Como solista, apresentou-se em várias salas em Assunção e no Brasil, e tem se apresentado com orquestras em Assunção com a Orquestra de Câmara Municipal e a Orquestra de Câmara de Villa-Rica, assim como tem acompanhado vários músicos e grupos corais ao longo da carreira como musicista. Participou de várias masterclasses no Paraguai e no Brasil com os professores Arnaldo Cohen, Rosa Tolon, José Henrique Martins, Alexandre Dossin, Zélia Chuecke, Réne Lecuona, Olga Kiun, Dália Ouizel, Darío Ntaca, Roberto Bravo, Amy Lin, dentre outros. No Rio de Janeiro teve classes com o Prof. Luiz de Moura Castro durante os anos de 2003 e 2004.

Na atividade docente, se desempenhou como professora de piano na Escola de Música Diapasón em Assunção e no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS. Também atuou como pianista co-repetidora do Elenco de Ópera daUniversidade UNINORTE em Assunção para a apresentação de óperas. Atualmente a pianista mantém intensa atividade docente na cidade de Porto Alegre e tem preparado alunos para ingressar na faculdade de música.

Atualmente, cursa o Doutorado em Práticas Interpretativas na UFRGS, tendo comoorientador artístico o Prof. Dr. Ney Fialkow e como orientadora acadêmica a Profa. Dra. Cristina Capparelli Gerling.

<< Mais docentes
Nome