Pablo Trindade : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Pablo Trindade

Maestro, compositor e arranjador

O maestro, compositor e arranjador uruguaio, Pablo Trindade-Roballo, nascido em Montevidéu, Uruguai, em 1961, estudou Regência orquestral e coral, piano, contrabaixo e composição. Foi bolsista da OEA e do Conselho Inter-Americano de música, na Venezuela. É Regente e Diretor do grupo Expresso 25 de Porto Alegre, RS, Brasil, desde outubro de 1996.
Foi regente e fundador da "Suite Montevideo", criador e Diretor Geral do Coro Juvenil Uruguaio, Diretor das Federações de Coros do Litoral e Centro de Uruguai no Ministério de Educação e Cultura em Montevidéu.
Foi Regente da "Orquesta de Juventudes Musicales del Uruguay" e Regente Assistente da "Orquestra Sinfónica Juvenil Uruguaya".
Regeu as Orquestras Sinfônicas Venezuelanas de Lara (Barquisimeto), Valencia e Guanare.
Formou em 1983 a Orquestra de câmara Saint Dominique de Montevideo, assim como a Orquestra da Camerata Musical de Montevideo no ano 1990.
Foi diretor e arranjador dos grupos "Allcanfour" e "Sinfrack" na cidade de Buenos Aires (Argentina). Diretor do Projeto Fábrica de Artistas na cidade de Botucatu São Paulo e diretor do projeto "Música em Movimento", em escolas estaduais na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil.
Suas composições e arranjos integram o repertório de grupos vocais e coros da América e da Europa. Tem ministrado cursos de Regência Coral, Arranjos, Coro de Música Popular Brasileira e Dinâmica de Canto em grupo, em diversas cidades de Alemanha, Brasil, Espanha e Uruguai.
Já levou seu trabalho artístico a Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EEUU, França, Portugal, Paraguai e Venezuela, além do e o seu país natal, Uruguai.
É ganhador do "Prêmio Açorianos de Música 2004" como melhor intérprete de MPB, pelo CD Expresso 25, com os seus Arranjos e Regência.
O seu espetáculo "Imaginário Sonoro do Brasil", no Theatro São Pedro (Porto Alegre) com o "Expresso 25", junto a Hermeto Pascoal e Aline Morena, foi considerado pelo público no jornal Zero Hora, como o Melhor show do ano 2006.
Participou das edições da Bachwoche de Stuttgart, nos anos 2008 e 2010, trabalhando sobre obras de Johann Sebastian Bach com o Maestro Hellmuth Rilling, regendo o "Bach Collegium Stuttgart" e os "Gächinger Kantorei Stuttgart".
Em 2010, tem ministrado oficinas sobre os seus Arranjos de MPB, para Coros de Stuttgart, München e Köln, na Alemanha e em Valencia, Espanha.
Se apresentou com o seu grupo Expresso 25 no Teatro Solís de Montevideo, Uruguay, em Maio de 2008, com ingressos esgotados para uma sala de mais de 1200 pessoas, obtendo um grande sucesso.
Seu espetáculo "Pulso" será realizado pelo Solitude Chor Stuttgart, na mencionada cidade alemã, no dia 27 de fevereiro, sob a regência do maestro Klaus Breuninger, com participação do autor.

 

<< Mais docentes
Nome