Katia Jorge : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Katia Jorge

mestre-cervejeira

Kátia Jorge, brasileira e natural do Rio de Janeiro. Graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlin / Alemanha) (1986), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996-1998) e Doutorado em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto (Portugal) (2000-2003). MBA em Administração Estratégica (UES) (2008-2009).

Desde 1984 dedicou-se à área de cervejaria, trabalhando e estudando na Alemanha, na VLB-Berlin, Instituto de P&D em Cervejaria da Universidade Técnica de Berlim, e depois de volta ao Brasil em 1989, como funcionária da Companhia Cervejaria Brahma (1989-1995). Sua formação acadêmica posterior também foi dedicada ao segmento tendo como teses os seguintes temas:

Tese de Mestrado: "Componentes relacionados ao amargor da cerveja e influência do perfil aromático na caracterização de variedades de lúpulo".
Tese de Doutorado: "Estabilidade sensorial e físico-química da cerveja: impacto de matérias primas, processo e manipulação do produto final".

Após ter acumulado experiência em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, Kátia constituiu sociedade na área de prestação de serviços, a "BrewTech Serviços Ltda". Uma empresa de gerenciamento de projetos e assessoria técnica a cervejarias, microcervejarias, cervejarias para gastronomia, fornecedores da indústria cervejeira, universidades e centros de pesquisa.

Em 2004 deixou a sociedade para fazer parte da "Cervejaria Devassa", onde atuou como Diretora de Operações até setembro de 2007, sendo responsável pelas áreas de produção (formulação das cervejas, produção, análise sensorial e controle de qualidade), operação logística e compras.

Atualmente dedica-se a um novo projeto de microcervejaria no Rio de Janeiro e continua atuando como Fiscal da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (SUVISA), assim como palestrante para assuntos relacionados à cerveja.

<< Mais docentes
Nome