Olinda Allessandrini : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Olinda Allessandrini

pianista

 

“...de técnica apurada e dotada de fina imaginação e bom gosto, Olinda Allessandrini é uma das mais atraentes pianistas do repertório nacional”.
(citação no livro Arte do Piano, de Sylvio Lago, Algol Editora, 2007) 
 
As atividades da pianista Olinda Allessandrini incluem apresentações ao vivo, gravações, programas de rádio, atividades pedagógicas, colaboração em livros editados e jornais.
Em 2010 foi premiada com a distinção “Líderes e Vencedores”, como destaque na área cultural. Também em 2010 recebeu a Medalha comemorativa ao ano Chopin, juntamente com Tiago Halewicz, por sua participação na programação do Studio Clio.
Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, com obras de diversos compositores. Participou também de vários CDs como pianista convidada. Várias de suas interpretações foram selecionadas para o áudio-livro “Brasilien ohne Samba” (Brasil sem Samba), coordenado por Krzysztof Wiernicki, editora Onomato, Alemanha, 2009.
Olinda Allessandrini participa regularmente de Seminários de Música e Festivais, entre os quais o “Musica em El Cabildo” (2011) em Montevideo, o Festival “Pianotune” (2009), na Bélgica, o “Festival de Poços de Caldas” (2010) a “Klavierwoche” em Heidelberg, Alemanha (2006), o Festival do Centenário Radamés Gnattali, no Rio de Janeiro (2006), o Festival “Brasilianische Impressionen” em Berlim (2000), além de várias edições da “Semana do Piano”, em Pelotas, e dos Festivais de Música de Montenegro e de Londrina.
Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros, e também realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de tournées pelos Estados Unidos e Alemanha.
<< Mais docentes
Nome