Josias Matschulat : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Josias Matschulat

pianista

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Josias Matschulat graduou-se em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e atualmente cursa o Mestrado em Práticas Interpretativas na mesma instituição sob orientação artística da Profa. Dra. Cristina Capparelli Gerling, quem a orientou também durante a graduação.

Josias iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade, e hoje, com apenas 24 anos, é detentor de diversos prêmios em competições nacionais e internacionais de piano no Brasil, dentre os quais se destaca como vencedor do Grande Concurso de Piano Magda Tagliaferro em 2009. Também recebeu o 1º prêmio no Concurso de Piano Grieg-Nepomuceno em 2007, e o 2º prêmio no Concurso Cidade de Belo Horizonte em 2006, dentre outros. Josias também já participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante festival de música erudita da América Latina.

Como recitalista, Josias já marcou presença no Canadá, na Noruega e em Portugal. E no Brasil já se apresentou em diversas cidades como São Paulo, Florianópolis, Goiânia, Belo Horizonte, Santa Maria e Uberlândia. Como solista, atuou frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob regência do maestro Manfredo Schmiedt, e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob regência do maestro Fábio Costa, além de possuir em sua agenda concertos com a Orquestra Sinfônica da USP.

Josias já participou de aulas e masterclasses com pianistas renomados, tais como Alexandre Dossin, Arnaldo Cohen, Catarina Domenici, Cristina Ortiz, Flávio Augusto, François-Fréderic Guy, Gilberto Tinetti, Jean-Louis Steuerman, Luiz Senise, Ney Fialkow, Ricardo Castro e Stéphan Sylvestre.

Suas atividades em Porto Alegre incluem freqüentes apresentações em diversas salas, trabalhos de música de câmara e correpetição coral. Atua também como professor de piano, em cuja atividade destacou-se lecionando de 2004 a 2008 no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS, e tendo possuído alunos que ingressaram em cursos superiores de Música. Recentemente, um de seus alunos foi premiado em concurso nacional de piano.

<< Mais docentes
Nome