João Luís Martínez : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

João Luís Martínez

Dramaturgo e roteirista

Formado em Jornalismo pela UFRGS em 1988. Realizou os cursos de "Interpretação para o Teatro", com o Grupo Mutirão (82); "Interpretação para Cinema e TV", com Stênio Garcia (84); Oficina "O Método das Ações Físicas de Stanislavsky", com David Hermann, Ator e Diretor inglês (86); "O Teatro Grego no Helenismo" - com os professores Donaldo Schüller e Denis Schell (88); "Oficina de Criação Literária", com o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil (91); "Roteiro e Produção de Peças Radiofônicas" - promovido pelo Instituto Goethe (92); "Imagens no Papel -criação de Roteiros para Cinema e TV", promovido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com Jorge Furtado, Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase (94); "Gravitas - Oficina de Dramaturgia", com Graça Nunes (2008/2009).

Participou de 20 montagens teatrais, entre as quais se destacam "O Ferreiro e A Morte" (86), "Alice no País das Maravilhas" (88), "Barrela" (90) e "Happy Days - Goodbye Good Times" (91).

Escreveu e dirigiu 08 peças teatrais, entre as quais, "As Incômodas Filhas de Evas" (93), "A Verdadeira História do Bicho Papão" (97) e "Uma Festa Inesquecível" (2001).

Foi ator, autor e diretor 25 montagens teatrais, entre as quais "Depois do Ensaio" (86) e "A  Odisséia de Ajax" (88), além de 18 peças  teatrais  desenvolvidas  por  encomenda para empresas como PETROBRÁS, COPESUL, PETROQUÍMICA TRIUNFO, BRASKEM e BUNGE, tratando de temas relacionado à saúde, segurança no trabalho, qualidade de vida, meio ambiente e temas ligados a gestão empresarial, num trabalho que continua desenvolvendo até hoje.

Desde 1999 ministra a sua "Oficina de Jogos Dramáticos", destinada à pessoas de todas as idades, em empresas, escolas e  outras instituições.

Cinema e Vídeo:

1983 -  "Verdes Anos",  longa metragem em 35mm de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil - FIGURANTE.
1984 -  "Me Beija", longa metragem em 35mm de Werner Schünemann - COTISTA DE PRODUÇÃO.
1985 - "República Farroupilha" , programa especial da RBS TV - ATOR.
1989 - 1991 - Trabalhou como "free lancer" junto a Produtora Guerrier Cine & Vídeo como ATOR, ROTEIRISTA e DIRETOR, desenvolvendo projetos de vídeos institucionais e de treinamento para empresas e diversas instituições.
1990 - "Oficinas de Vida", documentário média metragem em U'matic sobre o trabalho desenvolvido no Vida Centro Humanístico. ROTEIRISTA e DIRETOR.
1990 - 1992 - "As Aventuras do Duende Gloomyz" - Partes I e II , longas em U'matic . ROTEIRISTA da  Parte I e ROTEIRISTA E CO-DIRETOR da Parte II.
1993 - "As Flores do Mal", curta  metragem em 16mm de Fernando Mantelli.
ATOR.
1994 - "Morro", curta metragem em U'matic de Rafael Figueiredo. ATOR.
1996 - "A Próxima Geração", curta metragem em 16mm de Fernando Mantelli. ATOR.
2007 - "Um Dia de Sorte", curta metragem em digital. Fase de captação de recursos. ROTEIRISTA E DIRETOR.
2008 - "TRILOGIA SOBRE(O)NATURAL", curtas metragens em digital em fase de captação de recursos. ROTEIRISTA E DIRETOR.
2009 - "Uma Pousada na Estrada", curta em digital. Inscrito em concursos. ROTEIRISTA

Literatura:

1992 - "Contos de Oficina 13" - participação com três contos na coletânea organizada pelo escritor Luiz Antônio de Assis Brasil.
2007 - "A Verdadeira História do Bicho-Papão" - romance infanto-juvenil a ser publicado no 1º semestre de 2009.
2007 - "O Enigma do Bicho-Papão" - romance infanto-juvenil em fase de desenvolvimento.
2007 - "PROTAM - Os Protetores Ambientais" - projeto paradidático de educação ambiental de um livro e um "DVD-ROM", em fase de captação de recursos.

<< Mais docentes
Nome