Conjunto Lechaim : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Conjunto Lechaim

Em maio de 1993, reuniram-se oito pessoas nas dependências da Sociedade Israelita Brasileira de Porto Alegre (SIBRA). Um único motivo unia-os naquele dia: a música. Os profissionais liberais foram introduzidos naquele encontro informal por uma paixão que os impelia a produzir algo além das fronteiras de suas casas ou das de seus amigos.

O Conjunto Musical Lechaim começou assim e não parou mais. Religiosamente, o grupo se encontra ao menos uma vez por semana, há dez anos, praticando, com muita garra, uma atividade que lhes proporciona um prazer infinito.

Através da música, em idishe, hebraico, ladino, ou outro idioma, o grupo quer divulgar e preservar, para as novas gerações, as tradições e valores culturais judaicos. Os resultados têm sido excelentes, pois a fórmula contém ingredientes essenciais, que mexem sempre com o sentimento das pessoas: o amor, o humor, as raízes. De forma figurada, a emoção é o motor dessa turma.

O Conjunto Musical Lechaim é formado por sete elementos, entre instrumentistas e cantores, procurando manter suas características básicas: a coesão e o alto espírito de cooperação.

O Lechaim trabalha sempre com a idéia de que a alegria espontânea que brota dessa atividade deve ser compartilhada com o maior número possível de pessoas, constituintes de vários segmentos e faixas etárias. O critério básico para a presença do grupo é que algum benefício comunitário aflore desses acontecimentos.

Com este ideal e com a mesma fibra, o Lechaim vai aos palcos do Colégio Israelita, do Theatro São Pedro, à Feira do Livro, ao Lar dos Velhos, em Porto Alegre, ou a qualquer lugar onde a história dos povos é destacada através da música. E é por tudo isto que o Lechaim chegou até aqui.

<< Mais docentes
Nome