Norma Rodrigues : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Norma Rodrigues

Harpista

Formada em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS e, pela Escola Superior de Música de Munique, Alemanha, em harpa, Norma Rodrigues é natural de Porto Alegre, RS. Aos 5 anos, de idade iniciou os estudos de música com sua mãe, violinista da OSPA, elegendo o piano como seu instrumento.

Foi correpetidora do Coral da OSPA com o encargo de preparar coro e solistas para as apresentações líricas e sinfônicas. Atuou também como recitalista e como acompanhadora de cantores e instrumentistas. Paralelamente, começou seus estudos de harpa - hoje seu principal instrumento - com Amália Maresca, em Montevidéo.

Selecionada para uma bolsa de estudos pelo governo da Alemanha, cursou a Escola Superior de Música de Munique, onde foi aluna de harpa de Úrsula Lentrodt, tendo se diplomado com láurea.

Na Europa, integrou a Orquestra da Rádio da Baviera, em Munique, a Orquestra Mozarteum de Salzburgo, Áustria, além de participar de ensambles de câmara, excursionando pela Áustria, Alemanha e Suíça.

No Brasil, foi 1ª Harpa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e participou, como solista também, da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, por uma temporada. Tocou como harpista convidada e como solista com todas as mais importantes orquestras sinfônicas do país. Foi também solista das orquestras de câmara da USP, da UNESP, de Blumenau e do Theatro São Pedro de Porto Alegre.

Integrou a Orquestra Sinfônica da Israel em turnês pelo Brasil sob a regência de Zubin Mehta. Em 1999, participou, como harpista convidada, da turnê da Orquestra da USP (SP) pela Alemanha.

Em 1996, a convite do Instituto de Cultura Inglesa de São Paulo, apresentou-se com o Coral dos Meninos Cantores da St. Paul's Cathedral de Londres na obra "Ceremony of Carols" de Benjamin Britten, sob a regência de John Scott, em turnê por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Entre os regentes sob os quais atuou, destacam-se: Pablo Komlós, Felix Prohaska, Jesus Lopes Cobos, Victor Tevah, Kurt Eichhorn, Paul Angerer, Zubin Mehta, Isaac Karabtchewsky, Camargo Guarnieri, Júlio Medaglia, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Kurt Redel, Ayrton Pinto e Lutero Rodrigues.

Constituiu diversos grupos de música de câmara com os mais renomados musicistas do país. Integrou, por diversas vezes, o quadro docente do Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde atuou também como solista e camerista.

Atualmente, ocupa o cargo de harpista da OSPA.

<< Mais docentes
Nome