Mônica Salmaso : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Mônica Salmaso

Cantora

Nascida em São Paulo em 1971, Mônica Salmaso começou sua carreira na peça "O Concílio do Amor" dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989.

Em 1995, gravou o Cd AFRO-SAMBAS, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Em 1996, gravou com Paulo Bellinati a faixa "Felicidade" de Tom Jobim e Vinícius de Moraes no Cd Song Book de Tom Jobim - Lumiar.

Foi indicada para o Prêmio Sharp - 1997 como Revelação na categoria MPB.

Lançou, em 1998, seu segundo Cd TRAMPOLIM pelo selo Pau Brasil, com a produção de Rodolfo Stroeter e as participações de Naná Vasconcelos, Toninho Ferragutti e Paulo Bellinati, entre outros.

Foi vencedora do Segundo Prêmio Visa MPB - Edição Vocal, pelo juri e aclamação popular em 1999.

Gravou, pela Eldorado em 99, seu terceiro Cd VOADEIRA também produzido por Rodolfo Stroeter. Participam do disco, entre outros, Marcos Suzano, Benjamim Taubkin, Toninho Ferragutti, Paulo Bellinati e Nailor "Proveta" Azevedo.

Foi ganhadora do prestigioso Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de 1999, e o cd VOADEIRA recebeu os mais rasgados elogios, sendo considerado pela crítica como um dos dez melhores lançamentos do ano.

Foi a convidada especial de uma das noites do Heineken Concerts em 2000.

Participou da trilha OCORPO composta por Arnaldo Antunes para o Grupo Corpo em 2000.

Na edição do dia 4 de fevereiro de 2002 do "The New York Times", o crítico Jon Pareles coloca Mônica Salmaso como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira.

Os Cds TRAMPOLIM e VOADEIRA foram lançados em países da Europa, no Japão, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Tendo assinado um contrato de 3 discos com a gravadora Biscoito Fino, lançou seu quarto cd IAIÁ em 2004.

Participou com destaque cantando no filme "Vinícius" sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes, dirigido por Miguel Faria Jr.

Participou do cd mais recente de Chico Buarque "Carioca" cantando a música "Imagina" de Chico Buarque e Tom Jobim.

Lança agora em 2007 seu quinto cd "Noites de gala, samba na rua" com músicas de Chico Buarque e participacão especial do grupo Pau Brasil.

<< Mais docentes
Nome