Daniel Benitz : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Daniel Benitz

Bacharel em Música

Bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daniel foi orientado, durante o curso, pela professora Catarina Domenici e pelo professor André Loss. Na disciplina de Música de Câmara foi orientado por Fernando Mattos e Leonardo Winter. Atualmente estuda sob orientação da professora Dirce Knijnik.

Já se apresentou em locais como: Auditório do Instituto Goethe, em Porto Alegre; Casa de Cultura do Instituto Moreira Salles, em Poços de Caldas - MG; Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado. Daniel já realizou recitais no Auditório Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, Salão Mourisco da Biblioteca Pública, Museu Júlio de Castilhos, StudioClio, Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre-RS; Sala Sebastian Benda no Centro de Artes e Letras da UFSM, em Santa Maria-RS.

Realizou, juntamente com a célebre soprano Lúcia Passos, recital com obras de Schumann na cidade de São Leopoldo - RS.

Daniel tem participação como aluno executante em masterclasses de professores brasileiros e estrangeiros como: Olga Kiun, Gilberto Tinetti, I-Hsuan Tsai, Reena Berger, Max Uriarte, Luciana Sayure, Flávio Augusto, Marcelo Verzoni, Maurício Veloso, José Henrique Martins, David Witten e Richard Bishop.

Daniel já participou de concursos nacionais e internacionais de piano tendo sido premiado no 6º Concurso de Piano "Professora Eugênia Stangler de Oliveira", realizado em Carazinho-RS, no XXVII Concurso Latino-Americano Rosa Mística, em Curitiba-PR e no 21º Concurso de Piano Art Livre - Prova Estímulo -, realizado em São Paulo-SP.

Participou de duas edições do Festival Internacional de Música "Verões Musicais", em Gramado, nos anos de 2003 e 2004. Em 2005 participou do Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Em 2008 participou da Oficina de Música de Curitiba, no Paraná. Em todos os Festivais, Daniel realizou apresentações solo e em formações camerísticas. 

Daniel fez parte do grupo de intérpretes das edições de 2006, 2007 e 2008 do Festival Contemporâneo-RS, em Porto Alegre. Neste festival, apresentou pela primeira vez na cidade uma obra do compositor alemão Helmut Lachenmann. Também realizou a estréia de peças de compositores como Adolfo Almeida Jr., Bruno Alcalde, Fernando Mattos, Januibe Tejera e Ricardo Eizirik. Faz parte do Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre (GMC-POA), grupo que procura promover a música erudita produzida atualmente na cidade.

Daniel Benitz desenvolve atividade como professor de piano, tendo alunos aprovados no vestibular para o Curso de Música da UFRGS nos últimos dois anos. Trabalhou, de 2005 a 2008, como bolsista da Extensão em Música da UFRGS como professor de piano do Curso de Extensão em Instrumentos Musicais. Trabalha como professor de piano em escolas de música em Porto Alegre e região metropolitana.

Trabalhou, durante os anos de 2007 e 2008, como bolsista de iniciação científica da profa. Dra. Cristina Cappareli Gerling na pesquisa sobre Sonatas e Sonatinas Latino-americanas para Piano no Século XX.

<< Mais docentes
Nome