Paulo Bergmann : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Paulo Bergmann

Mestre em Música - Práticas Interpretativas / UFRGS

Formado no curso de Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na classe da professora Maly Weisenblum, Paulo Bergmann ingressou em 2000 no Mestrado em Música, Área de Concentração: Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde estudou sob a orientação da professora Cristina Capparelli Gerling. Participou de masterclasses ministradas por Jeffrey Jacob, Charles Rosen, David Witten, Fernando Laires, Victor Rosenbaum, Homero de Magalhães e Yara Bernette, entre outros.

Como bolsista da VITAE, participou do XLVI Seminário de Música de Câmara de Bariloche, coordenado por Nicolás Chumachenco, como membro do Musitrio, único grupo brasileiro selecionado para o evento. Com este mesmo grupo, participou de recitais na Argentina, Santa Catarina, Minas Gerais e por todo o estado do Rio Grande do Sul. Como camerista, tem desenvolvido intensa atividade, tendo apresentado-se em recitais com Felix Renggli (flauta, Suíça), Michael Titt (flauta, Noruega), Tadeu Coelho (flauta, Brasil), Fred Mills (trompete, Canadá), Bret Schuster (trombone, EUA), entre outros.

Como pianista correpetidor, participou do Programa Musicistas, desenvolvido pela CAPES em 1997 e 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também foi pianista correpetidor do 10º Seminário de Música de Montenegro em 1997, e nos Festivais de Inverno da UNISINOS de 2002 a 2005.

Tem colaborado em concertos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara SESI/FUNDARTE (Montenegro), Orquestra da UNISINOS e Orquestra de Câmara da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em 1996/97 foi professor substituto de Teclado Complementar e Harmonia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre 2003 e 2005 foi professor da UNISINOS (São Leopoldo), onde atuou no projeto Sinos Acorda.

<< Mais docentes
Nome