Paulo Inda : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Paulo Inda

Violonista

Uma "mistura de sonoridades de vanguarda com interpretações impecáveis", assim é definido o som do violonista gaúcho Paulo Inda, pela conceituada revista Guitar Player.

Paulo Inda é graduado em Música, tendo se bacharelado em Violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e realizado mestrado em "Guitar Performance", pela Manhattan School of Music de Nova Iorque.

Atualmente, o músico se destaca no cenário do violão erudito (é professor efetivo de Violão do curso de graduação em Música, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e sua carreira de performer já o levou às principais capitais do país e ao exterior, tendo atuado nos Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Argentina, Holanda, Suiça e Alemanha.

Paulo Inda foi premiado no I Concurso Nacional de Violão Erudito Escola Pro-Música - SESC, em Caxias do Sul, e no IX Concurso de Violão Souza Lima, em São Paulo.

Tendo iniciado seus estudos em 1984, foi aluno de diversos professores, com destaque de renomados violonistas, como Daniel Wolff, Flávia Alves (RS), Eduardo Fernández (Uruguai) e Mark Delpriora (EUA). Além disso, o músico cursou Master-Classes e Workshops com Leo Brouwer (Cuba), John Duarte (Inglaterra), David Starobin (EUA) e Manuel Barrueco (Cuba/EUA) - entre muitos outros.

Já dividiu o palco com artistas como os violinistas Cármelo de los Santos e Daniel Guedes, o violoncelista Rodrigo Silveira, além dos violonistas Paul Cesarczyk (Polônia), Jorge Caballero (Peru/EUA), Luz Maria Bobadilla (Paraguai), Marco Pereira, Fabio Zanon e Turíbio Santos. Além de ter integrado o quarteto Ibiamon e do Manhattan Guitar Quartet.

Atuou em diversas gravações, como o CD do grupo Ex-Machina, de Porto Alegre, do CD "Sonetos de Amor e Morte", com a flautista Luciane Cuervo e , recentemente, "CONVERGÊNCIAS" do violoncelista Rodrigo Silveira.

Seu primeiro CD solo, "I", com obras de compositores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, recebeu o Prêmio Açorianos 2006 de Melhor Disco, na categoria Música Erudita.

<< Mais docentes
Nome