Vera Chaves Barcellos : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Vera Chaves Barcellos

Artista Plástico

 

Vera Chaves Barcellos é uma artista multimídia, que desde os anos 70 vem utilizando a fotografia e meios de reprodução da imagem. Dedicou-se à gravura depois de estudos na Inglaterra e Holanda, e aprofundou seu conhecimento em técnicas gráficas e fotografia, com bolsa do British Council, no Croydon College em Londres. Desde os anos 1970 tem atuado na animação cultural em Porto Alegre estando entre os fundadores do Nervo Óptico (1976-1978) e do Espaço N.O. (1979-1982), e também da galeria Obra Aberta (1999-2002).

Realizou inúmeras exposições individuais no Brasil e no exterior, tendo participado de quatro Bienais de SP e exposições coletivas na América Latina, Alemanha, Bélgica, Coréia, França, Holanda, Inglaterra, Japão, Estados Unidos e Austrália. Desde meados dos anos 80 produz instalações multimídias, usando a fotografia manipulada, imagens computarizadas, objetos, vídeo e vídeo-animação, a exemplo do trabalho Visitant Genet, mostrado no Museu de Art de Girona, Espanha, em 2000-2001.

Entre suas últimas exposições individuais estão: Enigmas, FVCB, Porto Alegre, (2005), O Grão da Imagem, no Santander Cultural, Porto Alegre, (2007) e Imagens em Migração (2009), no MASP, SP.

Sua exposição O Grão da Imagem – uma Viagem pela Poética de Vera Chaves Barcellos recebeu o Prêmio de Melhor Exposição Individual, na segunda edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em 2008. Desde 1986 vive entre Barcelona e Viamão, na área metropolitana de Porto Alegre, onde institui uma fundação cultural que leva seu nome, dedicada à difusão da arte contemporânea.

<< Mais docentes
Nome