Literatura, Filosofia e Mitologia grega em cursos e oficinas | StudioClio

Atualidades

Literatura, Filosofia e Mitologia grega em cursos e oficinas

Enviado por studioclio, ter, 29/07/2008 - 12:00

Na primeira quinzena de agosto, o StudioClio dá início a uma série de cursos e oficinas nos campos da Literatura, da Filosofia e da Mitologia grega. Nos dias 5, terça-feira, e 7 de agosto, quinta-feira, os professores José Carlos Laitano e Luís Augusto Fischer ministram, respectivamente, o primeiro encontro das oficinas Fundamentos da Criação Literária e Oficina literária: Cidade e Memória. Escritor e juiz in pensione, Laitano abordará as bases do texto ficcional, da formação ao planejamento da idéia, passando pela construção do personagem, do tempo e do espaço. O curso é voltado aos iniciantes em criação literária e ocorrerá semanalmente das 10h às 12h, até 26 de agosto. Já a tradicional Oficina literária: Cidade e Memória, conduzida semestralmente pelo prof. Dr. Luis Augusto Fischer, desta vez será voltada à confecção de um romance escrito coletivamente pelos participantes com o objetivo de ser publicado em março do próximo ano, tal qual ocorreu com o livro No Meu Tempo (editado pela Libretos em parceria com o StudioClio em 2007). O ponto de partida para a criação dos alunos será a cidade de Porto Alegre. As aulas ocorrem todas as quintas-feiras, das 10h às 12h, até 6 de novembro.

Na sexta-feira, dia 8 de agosto, a profa. Dra. Joana Bosak ministra mais um Leituras inesquecíveis e indispensáveis, dessa vez sobre o livro Crime e Castigo. Partindo de um drama individual, Fiódor Dostoievski (1821-1881) apresenta nesta obra-prima toda a sociedade marginal de uma São Petersburgo proletária. Divida em dois encontros, a atividade terá continuidade no dia 29 de agosto, sexta-feira, também das 15h às 16h40min.

Ministrado quinzenalmente pelo prof. Dr. Donaldo Schüler, o Ciclo de filosofia grega e contemporânea tem encontros marcados para os dias 5 e 19 de agosto, terças-feiras, das 19h30min às 21h10min. No primeiro, o docente e reconhecido tradutor de James Joyce abordará o tema "A máquina, instrumento de libertação e destruição" e, no segundo encontro, "República e as utopias".

Por último, a profa. Dra. Paulina Nólibos ministra o Ciclo de mitologias: os mitos iniciáticos, de 6 a 27 de agosto, das 10h às 12h. A partir do século VII a.C., a cultura grega tradicional foi transformada por religiões de mistério, que celebravam mitos iniciáticos. Através de releituras de Homero e Eurípides, a dramaturga situa o mito antigo face ao olhar contemporâneo, analisando, nesse módulo, o mito de Dioniso.

Informações e reservas pelo (51) 3254-7200, no site www.studioclio.com.br ou ainda pelo faleconosco@studioclio.com.br.

<< Voltar

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem