Lançamento do livro Memória Cultural Polonesa | StudioClio

Atualidades

Lançamento do livro Memória Cultural Polonesa

Enviado por studioclio, ter, 28/10/2008 - 23:00

Acaba de sair do forno o livro Memória Cultural Polonesa, do curador do programa homônimo desenvolvido na casa, o pianista Tiago Halewicz. A obra configura uma novidade no campo editorial gaúcho e é resultado da parceria entre StudioClio, Vidráguas, R&O Editores e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

Mais que um livro de "história"  ou uma publicação de "caráter enciclopédico", as 154 páginas da obra desfilam uma série de tópicos relativos à cultura polonesa, desde vanguardas artísticas até típicas receitas da culinária, apurando o que se nomeia pelo conceito "memória cultural".

Em ensaio de abertura ao livro, o historiador Francisco Marshall introduz o leitor ao termo "memória cultural", que condensa uma das principais contribuições da historiografia contemporânea: "Congenitamente marcada por um sentido (e ambição) de totalidade, a História negligenciou durante séculos a dimensão psicológica e social de sua matéria, a memória".

História e Memória diferenciam-se na medida em que "indivíduos e coletividades nutrem-se não apenas dos nomes, datas, causalidades e institutos de uma memória organizada e transmitida como autoridade (a História), mas também de imagens, símbolos, mitos, lendas, festas, receitas, danças, tradições e sonhos que asseguram uma outra dimensão do passado, vital", pontua Marshall.

Este é o rumo da obra.

Formado em música, Tiago Halewicz desenvolve o projeto Memória Cultural Polonesa , do qual o livro é resultado, desde o ano passado. As atividades do projeto , antes de difundir a história e a tradição de um povo,  procuram  atualizá-los na realidade em que se inserem (no caso, gaúcha), conferindo-lhes atualidade histórica e senso de fruição estética.

O volume traz poemas em edição bilíngüe da renomada poetisa Wislawa Szymborska, vencedora do Prêmio Nobel em 1996. Ryszard Kapuscinski, talvez um dos maiores jornalistas do século XX, também tem sua importância atualizada em texto de Tomasz Barcinksi, que traduz suas obras para o português. Ensaios sobre o movimento operário Solidarnosc, sobre o cinema de Andrzej Wajda e sobre a música polonesa completam a publicação, que é fechada com um receituário de gastronomia.

Embora já esteja à venda no StudioClio (adquira o seu), o lançamento oficial de Memória Cultural Polonesa ocorre no dia 20 de novembro. Antes disso, no dia 10, o eventual interessado poderá participar de uma mesa de discussão sobre Poesia e Psicanálise na Feira do Livro de Porto Alegre (Sala Oeste do Santander Cultural, 17h). Lá, o autor discorrerá sobre a obra de Szymborska ao lado dos escritores Fabrício Carpinejar e Luciano Fialkowski.

<< Voltar

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem