La musique du Roy – a música das cortes de Luis XIV e XV | StudioClio

Atualidades

La musique du Roy – a música das cortes de Luis XIV e XV

Enviado por studioclio, seg, 22/09/2008 - 18:00

Antecipando as comemorações do Ano da França no Brasil, que será realizado em 2009, o programa Memória Cultural Francesa do StudioClio tem promovido atividades que exploram o rico patrimônio das artes e do humanismo francês em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre e com patrocínio da IESA Renault. Na sexta-feira, dia 26 de setembro, às 20h, o programa se volta para a música das cortes dos reis Luis XIV e XV no concerto La musique du Roy, apresentado pela Confraria Música Antiga do StudioClio.

O cravista Fernando Cordella, curador da confraria, recebe os músicos Carlos Sell (violino barroco), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo barroco) e Javier Balbinder (oboé barroco) para interpretar obras dos compositores financiados pelas extravagantes cortes de Luis XIV e XV. No repertório, peças de Jean-Baptiste Lully, Jean-Philippe Rameau, Jacques Duphly, Jean-Marie Leclair e Michel Lambert.

Utilizando cópias de instrumentos de época, a Confraria Música Antiga busca reproduzir da maneira mais fiel possível a sonoridade e o estilo da música antiga. "É muito comum escutarmos concertos de música barroca sendo executados com instrumentos modernos, o que resulta numa execução não fiel e inadequada ao repertório", defende Fernando Cordella. Na ausência de registros fonográficos da época, Cordella baseia-se em pesquisas realizadas em tratados históricos, manuscritos e também em fontes literárias e iconográficas para desenvolver suas técnicas de execução instrumental. "É um trabalho difícil e sem precedentes em Porto Alegre, onde o acesso a este material, bem como aos instrumentos, é escasso", considera o cravista.

Os ingressos custam R$ 25,00 (público em geral) e R$ 20,00 (professores e estudantes).

Reserve o seu lugar

<< Voltar

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem