Atualidades
Curador cultural do StudioClio na Alemanha
Enviado por studioclio, seg, 07/04/2008 - 00:00
Em 25 de fevereiro, o Curador cultural do StudioClio, Francisco Marshall embarcou para mais uma temporada de estudos, desta vez para a Alemanha e acompanhado de sua família. Professor e doutor em História, Marshall foi contemplado com uma bolsa da Fundação Alexander von Humboldt (http://www.humboldt-foundation.de/), um instituto de fomento científico e intercâmbio acadêmico da Alemanha muito rigoroso. Chico, como é conhecido pelos freqüentadores da casa, está em Heidelberg, atuando como professor visitante na Ruprecht-Karls Universität - Universidade de Heidelberg (http://www.uni-heidelberg.de/). A Universidade de Heidelberg foi fundada em 1386 e é a primeira na Alemanha, em idade, possui treze prêmios Nobel e grande prestígio internacional.
O professor está ligado ao Klassische Archäologie Institut - Instituto de Arqueologia Clássica (http://www.zaw.uni-heidelberg.de/) -, um dos oito institutos relacionados à História Antiga na região. De acordo com o próprio Chico Marshall, suas atividades consistem em pesquisar nos acervos (coleções arqueológicas) em várias bibliotecas da Universidade, participar das conferências e seminários, preparar conferências e artigos e também realizar cursos e seminários.
Entre os projetos paralelos do professor, estão alguns que se relacionam com a Iconologia, História da Arte, Filologia Clássica e História Antiga. Para os freqüentadores do StudioClio, Chico Marshall está preparando uma série de reportagens com filmes, fotos e intervenções sobre a cidade e sobre castelos, vinhedos e cervejarias da Alemanha por meio das novas tecnologias de teleconferências disponíveis na casa.
Em 12 de junho, quinta-feira, Francisco Marshall, das 12h20min às 13h40min, ministra, direto de Heidelberg, o Almoço cultural Ouro e Prata - Castelos da Alemanha, em que aborda e visita os principais castelos do sul da Alemanha, através de teleconferência, começando com o Schloss de Heidelberg, ícone da imaginação romântica.
Leia o depoimento de Chico Marshall sobre sua temporada em Heidelberg:
"Meu projeto central consiste em pesquisar e traduzir do grego o texto de um autor greco-romano do século III d.C., Filóstrato, cuja obra Heroikos é um importante documento sobre o culto heróico. O objetivo é identificar todo o vocabulário e a espacialidade do culto heróico, uma das mais importantes tradições culturais antigas. A tradição de mito e culto heróico, cabe dizer, é bastante politizada e é certamente uma das mais importantes tradições culturais provindas da antiguidade, ativas mesmo no Brasil contemporâneo, especialmente como ideologia política. A última etapa do meu projeto prevê sua aplicação como referência para a prática de arqueologia de campo, procurando identificar no Quersoneso (atual Turquia, perto de Istambul) os vestígios do altar heróico descritos no livro."
Deixe seu comentário