André Carrara interpreta estudos de Chopin no StudioClio | StudioClio

Atualidades

André Carrara interpreta estudos de Chopin no StudioClio

Enviado por studioclio, seg, 08/09/2008 - 18:00

Em 1997, o pianista mineiro André Carrara lançou o CD Chopin, no qual gravou os 12 Estudos op. 10 de Fryderyk Chopin. Nelson Freire aprovou: "sua gravação dos Estudos op. 10 de Chopin se equipara ao que de melhor existe no mercado fonográfico". Na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 20h, o público poderá desfrutar desta interpretação reconhecida pela crítica especializada ao vivo no StudioClio. Além das peças registradas em disco, o pianista efetivo da OSPA e da Orquestra Sinfônica da UCS apresentará também os 12 Estudos op. 25 do mesmo compositor polonês.

Este é um repertório que Carrara conhece bem: doutorando em Música pela UFRGS, o pianista ganhou o título de Mestre pela UFRJ ao defender sua dissertação sobre a execução integral dos 24 Estudos op. 10 e op. 25 de Chopin. Conhecido por seu alto grau de complexidade técnica, virtuosismo e imaginação poética, o repertório representa um dos monumentos mais admiráveis da música romântica do século XIX.

Inscreva-se!

Sobre o pianista

Nascido em Ubá-MG, André Carrara é bacharel em Música (piano) pela Escola Nacional de Música da UFRJ. Entre 1989 e 1995, aperfeiçoou-se com a profa. Dra. Nise Obino e teve aulas de alta interpretação com o pianista Nelson Freire. Sob orientação do prof. Dr. Jacob Herzog, obteve o grau de Mestre em Piano pela UFRJ. Atualmente, é aluno do Doutorado em Música da UFRGS, orientado pela profa. Dra. Cristina Gerling e pelo prof. Dr. Ney Fialkow. Paralelamente, mantém sua carreira de solista e camerista, além de atuar como pianista efetivo da OSPA e da Orquestra Sinfônica da UCS.

Entre os prêmios acumulados ao lago de sua carreira, estão o 1.º lugar no 9.º Concurso Sul-Americano de Piano ARTLIVRE (SP), o 1.º lugar no Concurso Sul-Americano Cidade de Goiânia (GO) e a láurea obtida no International Piano Competition Gina Bachauer (USA). Em 1997, gravou os 12 Estudos op. 10 de Chopin com excelente repercussão na crítica especializada e, em virtude das comemorações do centenário de nascimento do compositor Francisco Mignone, foi convidado a realizar a gravação da 3.ª Sonata para piano, junto a outros nomes do cenário pianístico brasileiro. Sua discografia ainda inclui o álbum Notas Brasileiras, que percorre o repertório nacional para o duo flauta e piano, e Compositores Contemporâneos, Pianistas Brasileiros, com a 3.ª Sonatina de Osvaldo Lacerda. Entre 1998 e 2002, foi pianista contratado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

<< Voltar

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem