Projeto Especial | Chá com Arte : Projetos especiais | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

 

share

Projeto Especial | Chá com Arte

Paulina Terra Nólibos,Juliana Nólibos
Este curso é especialmente dirigido àqueles que apreciam o mundo esteticamente, ou gostariam de fazê-lo, usufruindo dos sentidos mais delicados. É fruto de uma longa experimentação de chás e infusões, aliada à fruição e estudos de poesia, música e pintura. A proposta de unir os saberes resultou em um modelo de apresentação em que duas vozes de matrizes diversas propõem um diálogo: uma historiadora, a Dra. Paulina Nólibos, pesquisadora em história do Imaginário e da Alimentação, e Juliana Nólibos, nutricionista, pesquisadora em Fitoterapia e Nutrição Funcional vão mostrar a origem dos chás, suas tradições até chegar ao Ocidente e seus usos terapêuticos.
 
Será contada um pouco da história da tradição oriental do consumo do chá, tendo a China como centro. Depois da entrada da Índia e do Ceilão através da Inglaterra e da avidez do mercado europeu, novos processos envolveram a produção e distribuição da bebida. Aliado a este momento de erudição gastronômica, com a preparação e degustação de tipos específicos de chá, toda semana um grande/pequeno texto da tradição artística e literária será tematizado. Assim, seguindo o estilo dos grandes salões do século XIX, beberemos os melhores chás do mundo ouvindo poemas e baladas, canções, ou contemplando pinturas e trabalhos performáticos, conversando sobre pintores e poetas, num sofisticado esforço de erudição. Os encontros serão temáticos, criando uma elaborada rede entre personagens e sabores.
 
 

Programa de aulas

 
07.06: O início da história, a China e sua tradição milenar no cultivo e consumo do chá. Origens da Camelia sinensis e suas propriedades terapêuticas e rituais. Degustação de chá verde chinês, e chá verde com jasmim ao som da poesia de Ezra Pound, tradutor de Confúcio, e um pouco de sua biografia como o fundador da poesia moderna e grande apreciador de chá.

14.06: A filosofia taoísta chinesa como uma referência ao ritual estético. Poesia chinesa tradicional taoísta. Estudo visual dos suportes e recipientes para o chá. Dosagens e preparação. Degustação de chá branco, o chá dos reis, puro ou misturado com especiarias; e contemplação e degustação da flor de chá, um processo delicado de criação de pétalas a partir das folhas secas que permitem que a imagem visual seja a de uma flor que se abre na água quente. Chá servido em bule de cristal alemão (pela transparência e qualidade do sabor).

21.06: Quando a Europa descobriu o chá: a história das importações e as rotas para o Oriente. A produção e os rituais no Japão, através dos mosteiros Zen. Para acompanhar a viagem, apresentação do clássico “O Zen na arte da cerimônia do chá”. Degustação de um chá forte, preto ou vermelho, puro ou com misturas de ervas e do fermentado azul-esverdeado Oolong.

28.06: Outros locais produtores de chá, a Índia e suas especificidades, a importância do Ceilão no mercado de exportação. Os chás produzidos na Europa. Chás com misturas ayurvédicas, de tradição medicinal indiana, provenientes da Alemanha. Em discussão, a mitologia indiana, os grandes deuses da criação, Shiva e o Ioga. Degustação dos celestiais compostos de chá e infusões da marca alemã YogiTea.

Informações deste Evento


Docente(s): Paulina Terra Nólibos, Juliana Nólibos Quando: Dias 07, 14, 21 e 28 de junho de 2018, quintas-feiras, das 14h às 17h (3h/aula) Vagas disponíveis: 20 Duração: 3h Valor(es):

PÚBLICO GERAL - R$ 440,00

 

 

PROFESSORES, ESTUDANTES E EX-ALUNOS - R$ 396,00


Projeto Especial | Chá com Arte
Áreas de Interesse : História da cultura,

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem