Palestra | "A arte no horizonte das situações-limite", com o Prof. Dr. Flávio Aguiar : Outros | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

 

share

Palestra | "A arte no horizonte das situações-limite", com o Prof. Dr. Flávio Aguiar

 
A convite do Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no dia 03 de outubro de 2019, às 19h, o pesquisador e professor Flávio Aguiar (USP) apresenta no StudioClio a palestra "A arte no horizonte das situações-limite".
__
 
EMENTA
As situações-limite são becos sem saída, nem volta atrás. A arte pode transforma-las em busca de horizontes. Horizonte: linha demarcatória que está sempre presente, e nos chama para alcança-la ou ultrapassa-la, apenas para recolocar-se, como uma utopia, mais adiante. A palestra examina a relação entre arte e violência, através de três situações-limite ligadas à tragédia do nazismo: a emergência e o fechamento das Escolas Bauhaus, na Alemanha; a execução da 7ª Sinfonia de Shostakovich, em agosto de 1942, em Leningrado, durante o cerco pelas tropas nazistas, que durou de setembro de 1941 a janeiro de 1944; e o diário da princesa russa Marie Vassitchikov (1917 - 1978), “Diários de Berlim, 1940 - 1945”, o mais completo relato coevo sobre a preparação, realização, fracasso e consequências do atentado de julho de 1944 contra Hitler.

Informações deste Evento


Docente(s): Quando: Dia 3 de outubro, quinta-feira, das 19h às 20h Vagas disponíveis: 0 Duração: 1h
Palestra |  "A arte no horizonte das situações-limite", com o Prof. Dr. Flávio Aguiar

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem