Lançamento da exposição Desenhos de Rodrigo Núñez : Outros | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

 

share

Lançamento da exposição Desenhos de Rodrigo Núñez

Rodrigo Núñez,Blanca Luz Brites,Leandro Selister

101 Desenhos – Cadernos de anotações
 
Dia 15 de julho, às 11h, a Microgaleria Arte Acessível do StudioClio inaugura a exposição de desenhos do artista Rodrigo Núñes.

Conhecido pelo intenso colorido e por sua cerâmica, esta é a primeira vez que Rodrigo Núñez mostra desenhos em pequenos formatos, realizados em cadernos de anotações à caneta e lápis. Para ele o desenho é sempre o ponto de partida para qualquer trabalho seu. 

Há aproximadamente dez anos o artista mantém o “vicio”, dos cadernos de anotações, que são utilizados como simples agendas, memória de seu cotidiano, razão pela qual, muitas vezes, seus personagens e cenas se mesclam com prosaicos lembretes de compras, horários de reuniões ou ainda escritos que se aproximam a aforismos. Vale destacar que a escrita é tecida como parte constante e integrante de seus trabalhos, independentemente dos recursos técnicos empregados. Embora imaginários, seus personagens, objetos e cenas trazem em si indicativos do momento em que foram realizados, das etapas de sua execução, pois são minuciosamente datados e assinados. 

O artista diz se valer dos cadernos de anotações também como registro de elementos que, posteriormente, poderão migrar para pintura ou cerâmica. 

Esses desenhos são exercícios sistemáticos, elaborados como um ritual cotidiano, tal qual se cumprem as tarefas diárias, como de alimentar-se e cuidar do corpo e da alma. Desenhar no caderno de anotação é um ato contínuo, quase obsessivo, mas que segundo ele é um recurso, que lhe serve como ponto de equilíbrio.  

Seu desenho tem um traço gráfico limpo que lembra a ilustração e ao mesmo tempo é repleto no preenchimento de seus espaços, é assim através de seus “101 Desenhos” que Rodrigo Núñez nos convida a partilhar seu mundo fantástico.
Blanca Brites

Rodrigo Núñes é professor de Cerâmica da UFRGS desde 1996; Chefe do Departamento de Artes Visuais na UFRGS desde 2004; Mestre am Poéticas Visuais em 2003. Faz exposições coletivas desde 1992 sendo algumas em países como Canadá, Argentina, Inglaterra, Uruguai e Brasil, e individuais desde 1997, entre elas na Casa de Cultura Mario Quintana, Solar dos Câmara e Instituto das Artes.

A exposição vai até 31 de agosto, com horário de visitação das 9h às 12h e das 13h30min às 19h, de segunda à sexta-feira. Nos fins de semana, está disponível para visita durante o horário da programação

Informações deste Evento


Docente(s): Rodrigo Núñez, Blanca Luz Brites, Leandro Selister Quando: De 15 de julho de 2006 a 31 de agosto de 2006 Vagas disponíveis: 0
Lançamento da exposição Desenhos de Rodrigo Núñez

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem