Oficina | Escrever memórias
Luís Augusto FischerOs alunos serão estimulados a escrever memórias, tendo como matéria suas experiências individuais mas também coletivas ou compartilhadas.
As perguntas cruciais sobre esta modalidade de texto serão feitas ao longo do semestre, sempre em busca de alguma resposta, naturalmente, mas conhecendo de antemão a vasta coleção de perplexidades e paradoxos presentes nesse gênero textual.
Afinal, como se conta por escrito aquilo que em última análise pertence apenas ao reino da lembrança sutil, individual e intransferível? É mesmo possível despertar num leitor interesse em passagens da vida privada de alguém que não pertença ao mundo fácil das celebridades? Qual a relação entre relato de memórias e verdade? Como lidar com o encobrimento, o recobrimento, o deslocamento e tantos outros dribles que nosso cérebro e nosso coração impõem à guarda das experiências pessoais?
A cada encontro, será proposto um tema relativo à escrita da memória, sempre a partir de um texto do mais importante dos memorialistas brasileiros, Machado de Assis – que raramente escreveu memórias explícitas de sua vida pessoal, é verdade, mas compõs sua ficção em grande medida a partir precisamente de estratégias narrativas de memória.
Início: dia 05 de abril de 2018 - Fim dia 05 de julho de 2018
Total: 14 encontros
Informações deste Evento
Docente(s): Luís Augusto Fischer Quando: 05 de abril de 2018, quinta-feira, das 10h às 12h Vagas disponíveis: 20 Duração: 2h/aula Valor(es):
Deixe seu comentário